quinta-feira, julho 19, 2007

Dizem por aí

Dia 33: histórias e estórias

DIZEM POR AÍ que a Guiné Equatorial admite adoptar o Português como língua oficial para poder entrar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Curioso que na Wikipedia, este pequeno país Africano de meio milhão de habitantes, já apresenta como línguas oficiais o Espanhol, o Francês e ... o Português. Quererá a Guiné copiar o exemplo moçambicano? Moçambique é membro de pleno direito da CPLP, da Commonwealth, da Organização Internacional da Francofonia (OIF) e da Organização da Conferência Islâmica... mas para já, na Wikipedia, apenas o Português surge como idioma oficial de Moçambique.

DIZEM POR AÍ que 44 brasileiros foram detidos na Catalunha por falsificar documentos para emigrantes ilegais. A documentação falsificada era nem mais, nem menos que os “velhinhos” B.I.s Portugueses. Não! Não vou cair na crítica fácil, e afirmar que a responsabilidade por esta rede de falsificação é das autoridades Portuguesas,por ainda possuírmos um documento de identificação nacional obsoleto. Afinal os únicos culpados são os tais 44 indivíduos que se aproveitavam do desespero de compatriotas que procuravam novas oportunidades na Europa. Na verdade, o projecto-piloto do novo B.I. já está a decorrer nos Açores, e lá para 2008, o resto da malta já poderá ter o seu ( haverá inclusivé um leitor desktop (13,5€) que nos permitirá ter uma assinatura digital qualificada, entre outras funcionalidades electrónicas)... e depois DIZEM POR AÍ que somos incompetentes...anda ya!

DIZEM POR AÍ, mais concretamente, nas conclusões da quarta edição do estudo “La inversión extranjera en el área de Barcelona”, que as principais cidades europeias que concorrem com Barcelona para captar investimento estrangeiro são Paris, Milão, Londres, Franquefurte e... Lisboa! Ah pois é! O mais mediático foi o Global Network Solutions Center da Nokia-Siemens, mas há mais.

Não DIZEM POR AÍ os jornais nacionais Portugueses nada sobre a primeira viagem oficial ao estrangeiro do president de la Generalitat, a convite do Estado Português. A Catalunha é um dos parceiros comerciais mais importantes de Portugal. Somos o quarto cliente das exportações catalãs e as importações catalãs procedentes de Portugal foram superiores a 1.700 milhões de euracos (uns trocos)… Para não falar nos milhares de lusos que vivemos na Catalunha. Por outro lado, os periódicos catalães e do resto de Espanha sim que DIZEM POR AÍ que o o Montilla vai estar em Portugal e a razão de tal visita, os acordos estabelecidos…chegam ao ponto de publicar um artigo do Embaixador Português em Espanha (Catalunya-Portugal, menos distancia no El Periodico) expondo os motivos da deslocação do Montilla a Portugal. Desta vez, um aplauso de Can Portugal para a imprensa Espanhola e um "calduço" para a Portuguesa (já estão a pensar nas férias ou quê?!).

Sem comentários: