quinta-feira, julho 12, 2007

Arquitecturas e Música em Palco

Dia 30: Sugestões de Verão

Para uma grande maioria, Barcelona é implicitamente sinónimo de Gaudí ( Sagrada Família, La Pedrera, Casa Batlló, Parc Güell). Mas também há Calatrava (Anel Olímpico de Montjuïc), o tal arquitecto da Gare do Oriente, Isozaki (Palau de Sant Jordi ) ou Gehry (el Peix de Gehry, Passeig Marítim). Resumindo, Barcelona é a capital da arquitectura europeia. Tanto estas obras permanentes como as mostras temporárias dão à cidade uma energia vigorante.
E é neste contexto que entra João Mendes Ribeiro, um coimbrinha como eu, que apresentará no FAD (Plaça dels Àngels, 5-6), o seu último projecto “Arquitecturas em Palco”, apartir de hoje até ao dia 7 de Agosto (entrada livre). A Mendes Ribeiro estão associados trabalhos como os quiosques da Expo’98, a Casa de Chá no Castelo de Montemor-o-velho ou o Centro de Artes Visuais de Coimbra. No entanto, é como cenógrafo que este arquitecto é um reconhecido especialista, apresentando uma obra meritória ( destaque de Can Portugal para o cenário de “Uma Visitação” de Gil Vicente, simplesmente brilhante ou brilhantemente simples – ver foto de João Mendes Riibeiro).

Ainda sobre o palco, está a decorrer o XVI Festival Internacional de las Culturas , Pirineos Sur. Este ano, os Portugueses presentes serão os The Gift e Teresa Salgueiro. Quem não teve a oportunidade de vê-los em Barcelona este ano, poderá dar um saltito até Auditório Natural de Lanuza ( um cenário flutuante) no próximo dia 20 de Julho. Como alternativa à música portuguesa, haverá grupos de Inglaterra até ao Malí, dos Estados Unidos ao Paquistão. Can Portugal recomenda!

Sem comentários: