quarta-feira, julho 11, 2007

Portugal na TV Catalunya

Dia 29: Afers Exteriors

Ontem Portugal foi o país de destaque no programa Afers Exteriors ( Assuntos Exteriores) na TV Catalunya. Afers Exteriors já vai na sua 4ª temporada e é apresentado por Miquel Calçada (conhecido comumente por Mikimoto e pioneiro dos late night shows catalães, antes de Manel Fuentes, Buenafuentes e Cª.).

O formato do programa é muito similar ao de Duti Fri de Telecinco, (na verdade, a haver plágio será da parte do tal Duti Fri), mas sem as “palhaçadas” de Javier Sardá (apresentador do programa de Telecinco).

Mikimoto vai à procura de catalães que vivam nos países visitados ou nativos que, por uma ou outra razão, tenham laços com a Catalunha. E é através dos olhos, dos ouvidos, das experiências e das sensações destas pessoas que faz um retrato dos países em questão.

É um producto para consumo interno, que se foca bastante nos catalães residentes no estrangeiro… é como ir a um restaurante Português, onde somos servidos por um Jordi (empregado catalão), e onde o importante não é o tinto Esporão que bebemos, ou o Bacalhau à Zé do Pipo que comemos, mas antes as motivações, as ilusões, as contrariedades do Jordi por trabalhar no restaurante Português.

Consciente de que o público alvo é o público catalão, o programa acaba por se revelar interessante… a mirada catalã sobre Portugal foi personificada por um médico (com um nível de Português oral invejável) e pelo Director da Panrico em Portugal. Também a Joana Pupo, actriz que estudou artes de palco em Barcelona, foi anfitriã de Mikimoto e traçou uma agradável rota pelo mundo do fado e da saudade.

Umas últimas linhas para a localidade de Azaruja, uma gota catalã nesse oceano que é o Alto Alentejo, onde os emigrantes do sector da cortiça de finais do séc. XIX deixaram rasto até aos dias de hoje - a origem do apelido Surera, da família que explora a cortiça nesta região, provêm da palavra suro (cortiça em Catalão).

P.S.- Depois de Aveiro, agora é o Douro (e as suas pousadas) a merecerem a atenção do NY Times ( clickar aqui para aceder ao link). Very nice!

Sem comentários: