segunda-feira, julho 09, 2007

Montilla Backpacker

Dia 28: Montilla viajará a Portugal (notícia do El País)

A notícia começava assim: “Num gesto inaudito de austeridade, o presidente da Generalitat José Montilla decidiu utilizar companhias áreas de baixo custo para viajar oficialmente a Portugal, dentro de dez dias...” Eh lá! Isto promete... segredei eu com os meus botões.

E continuava o texto: “...Um portavoz da Generalitat assegurou ontem que o presidente não descarta que as suas futuras viagens oficiais as continue a efectuar em companhias de "baixo custo" com base no aeroporto d’El Prat em Barcelona (leia-se Vueling e Clickair), "uma vez que estas têm demonstrado eficácia e competência "...” Ó senhor portavoz, olhe que não, olhe que não! Por experiência pessoal e por relatos que me têm chegado aos ouvidos, isso da eficácia cheira-me a patranha, mas “siga pa bingo” que a notícia ainda não chegou ao fim.

Seguindo com o artigo: “...Para além disso, Montilla decidiu ficar instalado na residência do embaixador espanhol em Portugal, para poupar do erário público os gastos de hotel.” Aí está! A cereja no topo do bolo! O homem descobriu o modus vivendi de qualquer estudante Erasmus fazendo backpacking (ir de mochila às costas pelo Mundo): primeiro buscar o vôo mais barato por internet e depois “cravar” um pedaço de chão na casa dum amigo que vive na cidade de destino... “Então pá? Que tal aí por Lisboa? Isso é fixe, meu? Tás a curtir? Ouve lá! Tava a pensar ir passar uns dias a Lisboa, uns amigos contaram-me maravilhas de um tal Bairro Alto e tava numa buscar alojamento barato. Não me deixas dois m2 de chão da tua embaixada para passar a noite, não? Com o que pouparia de alojamento poderia depois beber umas jolas... mas se não te dá jeito, aconcelha-me algum albergue cool pa ficar, tá?” inquere o Montilla man ao seu amigo Embaixas.

E agora um rol de comentários extra sobre a notícia:
1) Esta é a prova final da fama de tacaños (furretas) dos catalães, em toda a sua plenitude. A propósito:Como se metem a 300 catalães num Fiat Seiscentos ? – Atirando uma moeda de 5 cêntimos lá para dentro. E como os tiras de dentro do Seiscentos ? - Dizendo que é um táxi.

2) Pode ser que com esta iniciativa do Montilla, os atrasos da Clickair e Vueling sejam cada vez menores. Mas pensando melhor, o mais provável é que estes atrasos apenas não aconteçam nos dias em que o Montilla viaja ( em Can Portugal designamo-la por lei do Radar, conduzir sempre a 170km/h, à excepção nos tramos em que há control por radar).

3) Montilla, vê lá se deixas algum pilim em Portugal... Anda um gajo aqui a promover o país para depois ficares em casa dos amigos para não gastar muito em Portugal? Pelos menos vai tomar uns copos com o que poupas, e se és abstémio, compra uns 30 ou 40 galos de Barcelos para o pessoal da Generalitat... vais ver que a malta começa a olhar-te como “um chefe porreiro”. Boa Viagem!

Sem comentários: