quinta-feira, agosto 09, 2007

Vá para dentro lá fora!

Dia 34: Um’A Casa Portuguesa na Argentina

O Victor é argentino, mas o apelido Lopes no nome é suspeito, não é Lopez com "z", é mesmo Lopes com “s”... o Victor terá raízes lusas! Suspeitas desfeitas, o Victor é um dos 30.000 luso-descendentes residentes na Argentina. Victor é filho da Maria e do António, dois portugueses de São Brás de Alportel que fizeram parte da última vaga de emigração para o país das pampas nos anos 50.

Numa homenagem à Maria (costureira) e ao António (que tocava o saxofone), e aos genes tugas que leva dentro, o Victor decidiu construir uma pousada Portuguesa em Villa General Belgrano, no centro da Argentina a uns 800 Km de Buenos Aires. A escolha de Villa General Belgrano não é coincidência, nem fruto do acaso, segundo a Maria esta terra lembra-lhe a sua terra natal, São Brás de Alportel, mas sem as praias do Algarve.

A pousada que estará concluída em Outubro deste ano, terá 10 quartos, uma piscina, uma sala de leitura, um pequeno restaurante de gastronomia típica portuguesa e um amplo salão onde vão estar expostos objectos Portugueses. Estes objectos, a pedido do Victor, estão a ser enviados por Portugueses espalhados pelos 4 cantos do Mundo. Galos de Barcelos, o Victor já tem para a troca, mas outros objectos, como um simples postal “lá da terra” serão sempre benvindos. Fica o link de contacto: Pousada San Bras.

E porque num'A casa Portuguesa, “quando à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa co'a gente”, Can Portugal pensa bater à porta da Pousada San Bras quando fizer uma visita à Argentina, uma maneira de ir para dentro lá fora!

PS: Na edição online de hoje do jornal brasileiro O Globo, há uma reportagem sobre a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra,"Biblioteca Joanina é um tesouro protegido por morcegos", destaque evidente para os morcegos guardiãos. O único que não gosto é esta mania de apelidarem Portugal de "terrinha"... bem sei que já são tradição brasileira estes sufixos, como o inho e o ão, com função de diminutivo e de aumentativo ( basta para isso dar uma vista de olhos aos nomes dos craques brasileiros que todos os anos chegam ao futebol português), mas isso de "terrinha"soa tão bem (ou tão mal) como "terrão"... Pensem lá nisso, Obrigadinho!!!

Sem comentários: