terça-feira, agosto 28, 2007

Palavras para quê? É um atleta Português

Dia 39: Uma mostra de Évora no Japão

"Uma mostra de Évora no Japão" poderia ser um título de uma qualquer notícia, sobre uma qualquer inicitiva conjunta da C.M.Évora e do Turismo do Alentejo para promover esta cidade Património Mundial junto dos nipónicos... mas va ser que no!

O Nélson (Évora), rapazito quizás concebido ao som das mornas de Cesária Évora ( curiosamente, familiar da mãe), nem nasceu em Cabo Verde, como os seus pais. Nélson nasceu em terras Costas marfinenses, quando estas ainda não tinham conhecido a violenta guerra civil dos anos 90, que derramou muito sangue devido, em parte, à causa-efeito dos seus diamantes ( o filme "Diamante de Sangue" poderá ser uma forma interessante de entender esta sanguinária guerra e o Processo de Kimberley)... mas voltando, de novo, ao segundo filho dos Évora, o Nélson conseguiu a nacionalidade Portuguesa apenas aos 18 anos, apesar de viver em Lisboa desde os 6.

Et voilá! Hoje, com 23 anos acaba de converter-se em o mais novo heroí nacional... isto de ser campeão Mundial ou Olímpico por Portugal não está ao alcance de muitos, mas o Évora, em Osaka, alcançou essa proeza. Por tudo isso, Can Portugal não poderia deixar passar o momento para dar os parabéns ao Nélson.
PS - O Vaticano acaba de inaugurar o primeiro voo para peregrinos entre Roma e Lourdes através da sua companhia Mistral Air. Aparte deste santuário, a companhia espera abrir em 2008 novas rotas a outros santuários, entre os quais o de Fátima... será que um aeroporto no Centro ( Coimbra ou Leiria) não se justifica??? Ver "Ode à Ota" em Can Portugal do 24 de Maio de 2007.

Sem comentários: