sexta-feira, maio 25, 2007

Proíbido votar L.I.X.O.

Dia 6: Les Eleccions Municipals


Este fim de semana realizarseão as eleicções municipais em Espanha. É a primeira vez, em 4 anos, que poderei votar aqui e, decididamente, penso fazê-lo…afinal, é a única oportunidade que tenho para decidir quem deve mandar no meu "quintal", não?!
Infelizmente, a realidade tanto Portuguesa como Catalã, neste capítulo, parecem ir de mãos dadas. O vencedor das últimas chamadas às urnas ( seja para referendos ou para eleicções) tem sido, invariavelmente, a abstenção. Tenho lido magníficas interpretações, que as convocatórias são pouco relevantes, que o sitema eleitoral isto, que o sistema eleitoral aquilo, que a situação política do momento… O que a mim me parece inequívoco é que há um divórcio entre a sociedade civil e a classe política. Senão que alguém me explique como é que no último referendo sobre o Estatut, em que se definia a identidade política da Catalunha, um tema sempre tão polémico, a abstenção foi tão elevada??!!! E em Portugal? Constantemente, se fala de crise… mas se é assim, porque será que ningúem pensa que o seu voto é uma oportunidade para dizer "meus senhores, basta!"… que será necessário para que a sociedade civil se implique mais? Fazer uma reforma das classes políticas? Voto obrigatório como em alguns países sul americanos? Será que necessitamos ter confrontos, como os que se viveram em França, para a malta despertar? Em França parece que deu resultado a julgar pelas últimas eleicções.

Enfim, respostas não tenho…mas, sendo apartidário, o que me daria um enorme gozo seria ver que a abstenção não fosse tão elevada.

Não sei se é fruto do desinteresse que se vive pelas eleicções, mas sempre aparecem alternativas, no mínimo, controversas. Quem não se lembra das famosas campanhas da Ilona Staller…desculpem! da Cicciolina? Acabou por ser deputada nacional no parlamento italiano?!?!? Parece que agora há também uma tal
Tanja Derveaux, que concorre para o senado belga, que garante uma felação aos primeiros 40 mil que se inscrevam numa lista de votantes do seu partido, o NEE…a lista já vai em mais de 100 mil, e a candidata promete um divertido regalito. Mas não vamos mais longe, neste mesmo fim de semana, para a alcadia de Bilbao, há um partido o PKD ( Partido do Karma Democrático) cuja o principal objectivo é converter Bilbao num paraíso fiscal…
Eu só sei que no próximo Domingo não VOTAREI no L.I.X.O.. Bom fim de semana!

Sem comentários: