quinta-feira, maio 24, 2007

Ode à Ota...

Dia 5: Aeroportos, o exemplo de Girona

Após ler as declarações (a serem verdade, desafortunadas pela maneira como foram ditas) do Ministro das Obras Públicas que a margem Sul é “um deserto” e não serve para o aeroporto (in Público, 23-05-07), resurgem-me as dúvidas, será o aeroporto da Ota necessário? Será a melhor opção? Porque não um aeroporto em Coimbra para servir toda a região centro e dar "suporte" a Lisboa e Porto?

Em relação às duas primeiras questões perfiro não opinar, parece que nem aqueles que levam anos a estudar o assunto têm uma ideia clara sobre o mesmo. Quanto à ùltima questão, sim que opino! É evidente que "puxarei a brasa à minha sardinha", mas…do que é que estavam à espera?!

Recentemente estive em Girona, e não são apenas duas ou três as semelhanças entre as duas cidades (Girona e Coimbra)…Girona, no entanto, tem alcançado um um razoável protagonimo internacional e nacional graças ao seu aeroporto e às low cost. Será que Coimbra não poderia ser uma Girona Portuguesa? Em termos populacionais a batalha até é ganha por Coimbra ( 168 mil habitantes contra os 87 mil de Girona). É verdade que Coimbra não tem a Costa Brava ao lado, mas Aveiro, Leiria, Conimbriga e a Figueira da Foz dão bem conta do recado…para não falar em Fátima, e o tão-na-moda turismo religioso (meio milhão no passado dia 13 de Maio!!).

Para além do comum turista, as low cost, hoje em dia, são muito procuradas por estudantes e para viagens de trabalho. Ora…Coimbra e Aveiro têm mais de 40 mil estudantes e, se acrescentamos os politécnicos que há na região, serão mais de 50 mil e os professores…não esquecendo que tanto Aveiro, como Leiria, são dois importantes polos industriais, e Coimbra é um polo de Saúde, médicos, congressos...enfim, a análise é simples e os argumentos a favor muitos.

Suponho que algúem já terá pensado nisto antes, tanto é assim, que li recentemente que há bastante procura (também estrangeira) para o aeródromo de Cernache (Coimbra), mas que as companhias não podem estabelecer rotas para este, devido à falta de condições, não da pista ( que é bastante comprida), mas de um terminal para passageiros…o aeroporto John Lennon ( Liverpool), inicialmente, era uma pista e um barracão…

É por estas e por outras que defendo a regionalização em Portugal. Sou um admirador confesso de Lisboa, mas Portugal não é só Lisboa e o resto paisagem…ou será que sim?!

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