segunda-feira, setembro 17, 2007

Portuguese do it better!

Dia 45: Amai-vos e procriai-vos

Quando andava na faculdade era muito popular o slogan “ Portuguese do it better”, sendo que o “it” se referia...”aquilo” ( aquilo que todos estamos a pensar, deixemo-nos de ironias). A política demográfica na altura dos descobrimentos ( quem não se recorda da célebre Ilha dos Amores do Camões) é uma prova história que os Portugueses sempre tiveram bem presente as suas prioridades. Mas se isto sempre foi assim, o que é que se passa agora? A taxa de natalidade em Portugal é uma das mais baixas da Europa. Também na Espanha isso acontece, mas com a “ajudita” dos imigrantes, a população até tem aumentado... isto dá cá um jeitazo, ter novos contribuintes da segurança social e a mão de obra que faltava!

Será que as 1.500 telenovelas diárias, os centros comercias e o futebol andam a desviar tanto a atenção da malta para os outros prazeres ( nunca melhor dito) da vida? Todos sabemos a importância que a questão demográfica tem para as economias dos países. Os escandinavos anteciparam-se nesta questão, e desde os anos 90 ( sim! Que os “loirinhos” nem sempre viveram tão felizes e contentes como agora), andam todos entusiasmados a buscar rebentos. É verdade que o apoio estatal e privado ( do meio empresarial) também ajudou... Até os chineses já levantaram a velha lei de controle de natalidade! Será por algo, porque os chineses sempre foram muito pragmáticos.

Temos que ouvir melhor os nossos progenitores: “Roberto, já é hora de me dares um netinho!” “Claro que sim!”, dirá o Roberto, mas na hora H ou na hora X ( mais apropriado quiçá), o Roberto e a Natália acomodam-se. E desenganem-se, a futura avó não faz a dita petição apenas por capricho, o significado oculto do pedido reside no facto da avó Matilde necessitar um novo trabalhador que lhe permita ter uma pensão mais digna...

Com a imigração poderiamos continuar acomodados no sofá a assistir às Vilas Faias e aos derbies, adiando os TPC ( trabalho para a cama) mais um pouco. No entanto, parece que a imigração tem outros destinos favoritos ( como a Catalunha)... e mesmo que assim não fosse, há sempre aqueles lusos ( "de má raça", acrescento eu) que se incomodam por ter “vizinhos de outro bairro”... senão vejamos a que se monta quando se tem falado da questão de nacionalizar desportistas que ( na maior parte das vezes) tão bem nos têm representado.

O que não entendo, é que sendo Portugal um dos países europeus onde a Control e a Durex vendem menos, como é que a malta não procria a torto e a direito - salvo os adolescentes... isso sim!!!, aqueles que deveriam estar a fazer os verdadeiros TPC (os de casa) é que parece que se esforçam em fazer os outros TPC ( os da cama)...

Para que o “Portuguese do it better” não passe a ser uma legenda urbana... há que deixar de ver tantas novelas e ir em menos futebóis.

Sem comentários: