quinta-feira, setembro 06, 2007

Fado, Basquetebol e Fátima

Dia 43: Se Deus é brasileiro, N.Sra. de Fátima terá passaporte Português

É verdade que Can Portugal não seguia, assiduamente, o basquetebol nacional desde os tempos do mítico Carlos Lisboa, mas ainda assim Can Portugal quer parabenizar ( a palavra existe!) a selecção nacional de basquetebol pelo feito alcançado. Portugal conseguiu ganhar o seu último jogo da primeira fase e, aproveitando a derrota da Espanha, atingiu o que muitos (entre eles Can Portugal) anteviam como uma mera quimera, a passagem à segunda fase do Eurobasket’07.

Isto do “oito ao oitenta” e do “mau perder” não é exclusivo dos portugueses, nem tampouco dos espanhóis… são comportamentos globais (só quem não lê a imprensa doutros países, como a inglesa, a brasileira, a argentina, a francesa para enumerar alguns exemplos, é que se poderá mostrar incrédulo com esta afirmação.) Seguindo esse raciocíno, cabe à imprensa espanhola passar do oitenta para o oito e fazer um exercício de humildade (e o que lhes deve estar a custar “bajar los humos”...), a portuguesa (que ainda não li) deveria, pelo menos hoje, destacar o basquetebol sobre o futebol.

Can Portugal é céptico nisto dos milagres, mas se N. Sra. de Fátima deu uma mãozinha desta vez, que dê as duas na próxima fase para o triplo. E por falar na virgem, nunca gostei em demasia da expressão dos 3 F’s: Fado, Futebol e Fátima (talvez pelo regime que a fomentou), mas a haver uma expressão, nem que seja por uns instantes, deverá ser Fado, Basquetebol e Fátima…

PS 1 - E como sempre, há aqueles mais distraídos... No jornal desportivo Sport, vem a notícia "Portugal dio la sorpresa, pero se clasificó Letonia". Senhores do Sport, "Portugal dio la sorpresa" ponto final, parágrafo...

PS 2 - Continuando na linha desportiva, Can Portugal acompanhou o jogo do ABC de Braga contra o Barça no Palau. O ABC chegou a estar apurado, mas no final imperou a lei do mais forte e o Barça ganhou merecidamente… Boa sorte culés!

Sem comentários: