quinta-feira, junho 21, 2007

Realidade ou ficção?

Dia 19: Salvador Fernandes Zarco

Recentemente foi exibido na televisão espanhola o polémico documentário de James Cameron, "The Lost Tomb of Jesus" ( Discovery Channel) onde se afirmava que tinham sido descobertas as tumbas de Jesus de Nazaré, da sua família, de Maria Madalena ( dada como sua mulher legítima) e de um possível filho destes. É evidente que os productores deste documentário não são arqueólogos ( e isso irritou os verdadeiros historiadores), também é mais que notória a mãozinha holywoodesca no filme... e que foi muito oportuno o livro "Código Da Vinci" estar a ser um best-seller para o sucesso deste documentário. O mais provável é que o tal "Jesus, filho de José", protagonisca do filme, não seja o Jesus de toda a vida, mas algumas questões pertinentes ficam no ar... e, afinal, a existência deste mistério é o que dá alguma graça (e desgraça) a isto tudo das religiões.

Mas de quem eu queria mesmo falar era de Salvador Fernandes Zarco... este seria o nome de baptismo de Cristovão Colombo, ou melhor Colom...que mais tarde seria acastelhanizado (coisa normal por estas bandas) para Colon, e mais tarde ainda ( para o toquezinho final) para Colón. Dos meus tempos de escola, sempre me foi dito que o descobridor da América, era um tal tecelão genovês... mas parece que isto não é bem assim. Para começar há "mais Marias na terra", depois há muitos documentos falsos (italianos e espanhóis principalmente), e certezas ninguém tem... Passados cinco séculos, há teorias italianas, espanholas ( castelhanas, catalãs e galegas ufff!!!), portuguesas, gregas e até arménias... não sou quem para argumentar sobre este tema, mas cá para mim, a teoria que mais me convenceu é que o Cristovão Colombo era de Cuba ( do Alentejo)... ou seja que o homem era o tal Salvador Fernandes Zarco ( que assinava Colom por ser um espião da realeza Portuguesa).

Tanto no caso de Jesus, como no caso de Cristovão Colombo só vem provar o que dizia Jean Paul Sartre : " até o passado se pode modificar, os historiadores não param de demonstrá-lo!"
P.S.1 - Este é o único retrato de Colombo considerado autêntico... todos os outros são fruto da imaginação dos autores... ainda que Português de Cuba, o homem era feiozito...
P.S.2 - O livro Codex 632 ( José Rodrigues dos Santos) aborda o tema da nacionalidade de Cristovão Colombo, Can Portugal recomenda a leitura. Se o José Rodrigues dos Santos não fosse Português, quiçá já teríamos o Tom Hanks a fazer de Colombo nalgum filme de Ron Howard.

Sem comentários: