domingo, janeiro 18, 2009

Ferreira Leite criticada por políticos...

Dia 75: ... espanhois.
A notícia (clicar)
Manuela Ferreira Leite afirmou que com um governo do PSD o CAV (Comboio de Alta Velocidade... se os franceses lhe chamam TGV, os espanhois AVE, porque não dizer CAV?!) "não tem sentido"! E no seguimento dessas afirmações surgem os tais comentários espanhois. Tudo bem!, a opinião da líder do PSD é no mínimo polémica e discutível, as eleicções serão a prova dos nove sobre se tem razão ou não, mas isso nem é o que me chamou a atenção desta notícia.
Mas fazendo algum "opinating" antes de entrar no tema, o CAV é um projecto que considero fundamental para o desenvolvimento português, mais do que isso, um projecto que permitirá combater o isolacionismo que creio que estamos sujeitos desde à muito tempo. É um exercício de "opinating" claro está, mas será que os 5 mil milhões não serão melhor investimento que os milhões destinados a um Mundial de futebol? Não será melhor facilitar a entrada e saída de portugueses e estrangeiros durante um tempo indeterminado, que ter a entrada de milhares de adeptos por um periodo de apenas um mês? Enfim, volto a repetir que tudo isto é mero "opinating" o que faço aqui, e de facto ("fato" segundo o novo acordo ortográfico da língua Portuguesa) até poderei dar o benefício da dúvida à sra. Ferreira Leite sobre timing definido para o CAV. Agora não me venham falar de Mundiais, primeiro criar infrastruturas e depois fazer bom uso das mesmas... donde já se viu "começar a casa pelo telhado"?
O que me parece uma verdadeira parvoíce e falta de respeito é que polítcos espanhois, eleitos por espanhois para tomar decisões em Espanha (nem que fossem todos Ministros de Negócios Estrangeiros) venham comentar as afirmações da sra. Ferreira Leite sobre uma decisão a ser tomada por portugueses... quase que dá vontade de lhes dizer, como uma vez vi na Catalunha: "Portugal is not Spain".
PS: No final disto tudo a sra. Ferreira Leite acusou a agência Lusa de enviar um jornalista a Madrid a recolher estes comentários... se não me engano, a agência Lusa tem um correspondente permanente em Madrid?!?... se os comentários dos socialistas espanhois são "mão" dos socialistas portugueses, isso já é outra história...

Sem comentários: